quarta-feira, 26 de maio de 2010

DIA DO DESAFIO EM TURURU


Segundo o coordenador do dia do desafio em Tururu, George
Pereira. Foi um sucesso total, realização do evento. Pretende combater o sedentarismo, conscientizar
a população sobre a importância da atividade física para a manutenção da saúde e estimular a realização de ações sociais. Cerca 750 pessoas Participaram da atividade física com professor Educação física Júnior, prof.ª Margarida Pontes, que quebraram a sua rotina por pelo menos 15 minutos ou participam de atividades comunitárias informando sua adesão a uma central de informações de seu município. As cidades competem entre si para mobilizar o maior percentual de habitantes.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Nesta segunda feira dia 24 de Maio, Fortaleza comemora aniversário da abolição dos escravos


Fortaleza comemorou com Ato Público seu pioneirismo na libertação dos escravos, 127 anos atrás. A programação, que aconteceu nesta segunda feira (24 de maio), a partir das 16:00h, na Praça do Ferreira, a apresentações de poetas negros e negras, dos grupos Maracatu Nação Iracema e Afoxé Acabaca, além de um desfile cultural. Em 1883, Fortaleza tornou-se a primeira capital de província a decretar o fim da escravidão. O ato foi importante para a vitória também pioneira do 25 de março de 1884 – Abolição do Ceará – e, conseqüentemente, o desfecho de 13 de maio de 1888, quando a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea. Para a efetivação da igualdade racial, o município de Tururu-Ce estará participando este ano do evento, com os representantes das duas comunidades Quilombolas, Àguas Preta e Conceitação dos Caetanos.

Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento


Hoje, 21 de maio, é comemorado em mais de 100 países o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 2001, mesmo ano em que foi feita a Declaração Universal da Unesco sobre a Diversidade Cultural. Em 2005, a Assembléia Geral da Organização adotou a Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais. A convenção foi promulgada no Brasil em 2007 e, até agora, 109 países já ratificaram o documento.
Para comemorar a data a Unesco criou em 2008, o Festival Internacional da Diversidade. O evento, que começou no dia 17 e vai até o dia 27 de maio, está sendo realizado na sede da Unesco, em Paris, com atrações musicais e artísticas que têm como característica a diversidade cultural. O Festival, que acontece simultaneamente em vários países membros, busca dar voz e visibilidade à riqueza da diversidade cultural em todo o mundo.
No Brasil, o Ministério da Cultura criou no dia 7 de abril de 2004, por meio do Decreto n.º 5.036, a Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID) com o objetivo de promover e proteger a diversidade das expressões culturais. Em 2007 foi lançado, no âmbito da SID, o Programa Identidade e Diversidade Cultural - Brasil Plural, para garantir o acesso dos grupos e redes de agentes culturais, responsáveis pela diversidade das expressões culturais brasileiras, aos recursos públicos para o desenvolvimento de suas ações.
Para o secretário da Identidade e Diversidade Cultural/MinC, Américo Córdula, o reconhecimento e a valorização da diversidade cultural estão ligados à busca da solidariedade entre os povos, à consciência da unidade do gênero humano e ao desenvolvimento dos intercâmbios. “A luta pela promoção da diversidade e dos intercâmbios culturais é a nossa forma de mostrar que outro mundo é possível”, afirma Córdula.
Segundo ele, orientada pelo princípio da dimensão cidadã da cultura, a SID desenvolve suas políticas em parceria com a sociedade civil, articulando lideranças e entidades representativas, por meio da constituição de grupos de trabalho, colegiados, fóruns, oficinas temáticas, seminários e congressos. “A atuação da Secretaria consiste na promoção de diálogos com segmentos da comunidade cultural que têm pouco acesso aos mecanismos de incentivo”, esclarece o secretário.
Estímulo à diversidade cultural com premiaçãoA Secretaria busca ainda fomentar as várias manifestações da diversidade cultural por meio da publicação de editais de premiação de iniciativas e projetos culturais desenvolvidos por segmentos como os indígenas, os mestres da cultura popular, os ciganos, os idosos, a juventude, os integrantes do movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros), as crianças, os deficientes e as pessoas em sofrimento psíquico.
Entre 2005 e 2009 foram realizados 15 concursos públicos que receberam 7.595 inscrições. Do total de inscritos, 1.380 projetos foram premiados pela Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural. Cerca de R$ 20 milhões foram investidos nesses editais no período de 2005 a 2009 e, em 2010, mais de R$ 5 milhões serão aplicados na realização de 5 editais.
Três deles, o Prêmio Cultura Hip Hop 2010 - Edição Preto Ghóez, o Prêmio Culturas Ciganas 2010 e o Prêmio Inclusão Cultural da Pessoa Idosa - Edição Inezita Barroso já estão com as inscrições abertas (http://www.cultura.govbr/diversidade). A SID realizará, ainda neste ano, os concursos: Prêmio Arte e Cultura Inclusivas 2010 - Edição Albertina Brasil - Nada sobre Nós sem Nós, e Prêmio Culturas Indígenas - Edição Marçal Tupã-y.
Unesco acredita que a diversidade pode abrir canal de diálogo entre os povosA diretora geral da UNESCO, Irina Bokova, lembrou, em manifesto oficial, “que, no Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvovimento, devemos refletir sobre as formas de participar, humana e concretamente, da construção da tolerância para com as diversas manifestações culturais de todos os países”.
Bokova cita ainda a Declaração Universal da UNESCO para a Diversidade Cultural elaborada em 2001: “Ela postula, com firmeza, que a diversidade cultural é tão necessária para o ser humano, como a biodiversidade é para a natureza. Nesse sentido, constitui patrimônio comum da humanidade e deve ser reconhecida e consolidada em benefício das gerações do presente e do futuro”, informa a diretora da Unesco.
Para Bokova, apesar de vivermos num mundo interconectado, ainda temos dificuldades de comunicação e, para tanto, devemos intensificar o diálogo entre as culturas com o objetivo de estreitar os laços entre os povos de todo o planeta e facilitar o progresso das civilizações. “Temos que ter consciência de que todas as culturas são iguais em dignidade e direitos”, observa ela.
A diretora geral da Unesco aproveita a data para conclamar os governantes, as comunidades e a sociedade civil, de todos os países, para que adotem medidas concretas em defesa da diversidade cultural, colocando-a na vanguarda do diálogo. “Todos nós devemos avançar com o objetivo de construir um mundo solidário, cuja riqueza e força estejam no coração de sua diversidade”, reivindica Bokova.
Trabalho pioneiro do MinCA coordenadora cultural da Unesco no Brasil, Jurema Machado, acredita que a diversidade cultural brasileira, seja no campo da culturas, dos conhecimentos tradicionais, da arte e da criatividade, tem um enorme significado no contexto mundial . “O país atravessa um dos períodos mais marcantes da sua história tendo em vista que a gestão dessa diversidade, ou seja, a capacidade do Brasil de manejar esse acervo de forma a, não apenas garantir a sua manutenção, mas também assegurar a sua incorporação ao processo de desenvolvimento, interessa não apenas aos brasileiros, mas também ao resto do mundo”, reflete Machado.
Para a coordenadora da Unesco, o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e Diversidade Cultural, tem desenvolvido um trabalho pioneiro, em suas ações de políticas culturais, no que se refere à introdução sistemática desse tema, em toda a sua amplitude. “Além disso, desconheço, em outros países do mundo, um trabalho tão dedicado, amplo e contínuo de difusão e divulgação da Convenção da Unesco para a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais como o que tem sido feito no Brasil”.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

DIA DO DESAFIO EM TURURU-CE


Sair da rotina
O Dia do Desafio foi criado no Canadá, no inverno de 1983, quando a temperatura de uma pequena cidade chegava a 20 graus negativos. Quando já pairava a noite sobre as ruas, por volta das 15h, o prefeito sugeriu, então, que as pessoas apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem por 15 minutos ao redor do quarteirão. Pelo total de eletricidade economizada no momento da caminhada, foi possível estimar o número de pessoas envolvidas na atividade.
O Secretário de Cultura, Desporto e Meio Ambiente de Tururu-Ce, George Pereira, ressalta que a intenção desse dia é tirar as pessoas do sedentarismo. Ele diz que a Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Meio Ambiente, está enviando convites para todas as escolas – municipais, estaduais – para que participem do movimento. “Também convidamos toda a comunidade Tururuense para que se envolvam nessa ideia”.
O Secretário também sugere aos professores que façam em sala de aula o desenvolvimento, com os alunos, de atividades que evidenciem a história e os hábitos da educação fisica. Com isso, fora a atividade física, também proporcionamos aos alunos um enriquecimento cultural”, explica.
A pessoa que praticar atividade física dentro do tempo estipulado no Dia do Desafio deve comunicar a sua participação pelos telefones: (85) 3358 1027 ou 0800 285 3105

A BOLA VAI BALANÇAR NO SEGUNDO CAMPEONATO MUNICIPAL DE TURURU 2010



A bola vai balançar no 2º Campeonato Municipal de Tururu

Campeonato de Futebol no Tururu
Uma competição esportiva está movimentando a cidade de Tururu. É o Campeonato Municipal de Futebol na sua segunda edição, que acontece desde o dia 1º de maio do corrente ano. O evento teve sua abertura no Estádio Municipal de Tururu e contou com a presença do prefeito deste município, Nonato Marim, o secretário de cultura, Turismo, Desporto e Meio Ambiente, George Pereira e o vereador, Nenem Barroso que representou a Câmara Municipal de Tururu, além de atletas e a população local que também foram prestigiar o evento esportivo na terra que é o “Lugar dos Caracóis”. De acordo com o secretário de Cultura Turismo Desporto e Meio Ambiente, George Pereira, “o campeonato é uma forma de incentivar o esporte em nossa cidade. Temos muitos times em Tururu e é preciso organizar eventos que valorizem as equipes, proporcionando aos jogadores momentos de descontração e lazer principalmente porque muitos deles não têm condições financeiras favoráveis para isso. Os próprios jogadores nos procuraram para organizar a competição que está em sua segunda edição, a prova disto é a quantidade de times formados aqui: são 32 equipes em todo o município”, comentou. Na ocasião, o Prefeito fez um discurso de abertura em que ressalta a importância do esporte para uma vida saudável. “O esporte mantém o corpo e a mente saudável, como forma essencial à vida. Pesando neste princípio, a nossa administração vai fazer um importante trabalho de incentivo à prática esportiva no nosso município, desde já agradeço a Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Meio Ambiente, que tem a frente o George e os coordenadores de Esporte, pelo excelente trabalho que vem realizando no município. A nossa idéia é esta, incentivar cada vez mais todas as modalidades esportivas principalmente o futebol, que já faz parte da vida de todos nós brasileiros” afirmou o prefeito. O Campeonato teve seu início de 1º de maio e se estenderá até o dia 26 de setembro e cada equipe recebeu um kit esportivo completo.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE TURURU-CE RECEBEM INVESTIMENTO DA FUNASA



Comunidades quilombolas do Ceará recebem investimentos da Funasa

O presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Danilo Forte, participou sexta-feira (20) da Festa do Zumbi, que compõe as festividades em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, no município de Tururu, interior do Ceará. Na região vivem cerca de 350 famílias remanescentes quilombolas, nos distritos de Água Preta de Cima e Conceição dos Caetanos.
O prefeito da cidade, Nonato Marim, falou da importância de investimentos federais em pequenos municípios, como Tururu. Segundo ele, com os investimentos da Funasa, um grande sonho da comunidade será realizado: o de ter água tratada na porta de casa. “Hoje é um dia muito importante para o povo da Conceição dos Caetanos. Além de estarmos comemorando o Dia da Consciência Negra, estamos recebendo o presidente de uma instituição federal, que é a Funasa, órgão que tem um papel importantíssimo na melhoria da qualidade de vida das populações mais carentes do país. Este dia será um marco em nossas vidas, pois realizaremos o sonho de ampliarmos a rede de distribuição de água para comunidade, com tratamento de qualidade para garantir mais saúde para todos”, falou.
A Funasa irá investir nas duas comunidades cerca de R$1,3 milhão, em obras de ampliação do sistema de abastecimento de água e construção de Melhorias Sanitárias Domiciliares, que contemplam módulos sanitários, banheiro, tanque séptico, sumidouro e tanque de lavar roupa.
Danilo Forte atentou para fato das comunidades quilombolas serem predominantemente constituídas pela população negra rural e urbana, que se auto-definem a partir das relações com a terra, o parentesco, o território, a ancestralidade, as tradições e práticas culturais próprias e de estarem em sua maioria, abandonadas pelo poder público. Daí a importância de, segundo ele, que através do PAC, de a Funasa estar levando à essa população, a inclusão social. “Os recursos do PAC Funasa estão dando uma contribuição muito grande para a inclusão social das comunidades mais carentes deste país. Através do saneamento, seja por sistemas de abastecimento de água, de esgotamento sanitário ou construção de melhorias sanitárias domiciliares, a Funasa leva dignidade e saúde para a população menos assistida do Ceará”, disse.
No estado, vivem cerca de 1.200 famílias em comunidades quilombolas nos municípios de Crateús, Tamboril, Aquiraz, Coreau, Moraújo, Croata, Horizonte Pacajus e Tururu.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Audiência Pública na Assembléia Legislativa do Estado do Ceará

Dia 18 de Maio, Dia Nacional de Luta Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Assembléia Legislativa do Estado do Ceará realizou uma audiência pública, deputada Livia Arruda falou das ações feita pela assembléia do estado, com varios parcerios, como Unicef,OAB, Curumins e Comdica. Como Denunciar? Exploração Sexual Disque denúncia Nacional - 100 ou procure o Conselho Tutelar. Nesta audiência estava presente o Coordenador do selo Unicef de Tururu-Ce, Secretário de Cultura, Desporto e Meio Ambiente, George Pereira

sábado, 15 de maio de 2010

Grupo de Dança Nação Zumbi



Estará se apresentando no dia 22 de maio, a partir das 19:00h, na cidade de Tejuçuoca-Ce, em um dos maiores eventos da capricultura da região do Vale do Curú e Aracatiaçú, IX Tejubode - Feira de Ovinocapricultura no período de 21 a 23 de maio de 2010. Mais uma parceria entre a Secretaria de Cultura, Desporto e Meio Ambiente de Tururu-Ce com a organização do evento.

Apresentação do Projeto



Representantes da Associação Afro Brasileira de Grupos de Mulheres e da Rede Social de Desenvolvimento de Cultura do Território da Cidadania do Vale do Curú e Aracatiaçú. No momento de informe Iara Lúcia ressaltou a importância da mobilização em repúdio a um requerimento de um vereador do Município de Tururu, onde a mesma mostrou-se solidária, colocando-se a disposição das Comunidades Quilombolas Águas Preta e Conceição dos Caetanos.

A Importância do Projeto

O Secretário de Cultura, Desporto e Meio Ambiente, George Pereira, ressaltou a importância da apresentação desse projeto que será encaminhado ao Ministro dos Esportes Orlando Silva, com parceria com a iniciativa privada. Nas modalidades esportivas: Basquetebol, Volleybol, Futsal e Atletismo. Onde serão atentidas 100 crianças e adolescentes na faixa etária de 8 a 17 anos.

Os municípios participantes do Seminário



Na plenária estavam os representantes do município de Paracuru, Paraipaba, Trairi, Pentecoste, General Sampaio, Tejuçuoca, Apuiarés, São Gonçalo do Amarante, Itapipoca, Tururu, Uruburetama, Umirim, Itarema, Amontada e Caucaia. Este evento teve o apoio da Prefeitura Municipal de Tururu, da Secretaria de Cultura, Desporto e Meio Ambiente, Secretaria de Educação e Secretaria de Ação Social do Município.

Seminário de Apresentação do Projeto Ceatluz


Foi aberto no Centro de Referência de Assistência Social o Seminário de Apresentação do Projeto Ceatluz, em Tururu-Ce. Na abertura oficial, o Prefeito Nonato Marim agradeceu a presença de todos os Secretários de Cultura e Turismo dos 14 municípios da Região do Vale do Curú e Aracatiaçú. Composição da mesa: Prefeito Nonato Marim, Primeira Dama e Secretária de Educação Hilzete Marim, Diretor de Cultura de Itapipoca Brito, Secretário de Agricultura de Umirim Humberto, Vereador Municipal de Tururu Neném Barroso e o anfitrião dos secretários, o Secretário de Cultura de Tururu George Pereira.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

IX Bienal Internacional do Livro do Ceará.


A participação do Município de Tururu através do seu Secretário de Cultura na IX Bienal Internacional do Livro do Ceará, de 09 a 18 de abril no Centro de Convenções.

Encontro dos Secretários e Agentes do Meio Ambiente do Estado do Ceará.

Visita a estação de tratamento da CAGECE, no acompanhamento dos resultados laboratoriais onde funciona 24 horas, nas discussões de políticas de qualidade da água e o processo de tratamento até as residências, na captação da água feita no Açude Gavião, onde a CAGECE inicia o tratamento por filtragem.

VIII ENCONTRO NACIONAL DO FIPIR EM BRASÍLIA-DF.

Fórum Intergovernamental de Políticas de Igualdades Raciais -
realizado em Brasília - DF, com presença de todas as etnias negras, ciganas e indígenas. A delegação do Ceará estava presente, representando vários municípios. Entre eles, Tururu, Baturité, Acopiara, Horizonte, Missão Velha e outros. Chefiando a delegação Jaqueline STDS-Ce.

Grupo de Flauta


Grupo Pássaro Que Ri, sob a coordenação do Professor Fernando. Apresentação no Festival de Arte e Cultura de Tururu-Ce na EMEF Cecília Siqueira.

Grupo de Capoeira Cordão de Ouro


Apresentação do grupo de capoeira Cordão de Ouro, sob a coordenação do Professor Nonato, em uma das suas apresentações no Festival de Arte e Cultura de Tururu-Ce.

Grupo de Coral: um canto em cada canto.


Grupo de Coral: um canto em cada canto. EMEF Cecília Siqueira.
São jovens de 12 a 17 anos do bairro da estação.
Apresentação no festival de arte e cultura de Tururu-Ce.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Posse da ACAT



Presidente de honra da Associação Cultura Artes de Tururu, George Pereira em suas palavras citou o bom momento para Cultura do Município de Tururu.

Posse da Associação de Artes e Cultura de Tururu


Posse da Associação de Cultura Artes de Tururu, a eleição foi de forma democrática. no dia 24 de março de 2010
Presidente: Antonio Anancelmo Alves de Sousa
Secretário: Márcio Renê Damázio de Oliveira
1º Tesoura: Renato de Oliveira
Conselho Fiscal Adaildo Caetano, Rigoberto de Sousa Tomé, Fco Taylor Sousa dos Santos e Secretário de Cultura, Desporto e Meio Ambiente, George Pereira Soares, Presidente de honra

XIV PAIXÃO DE CRISTO EM TURURU-CE


Foi um sucesso total a XIV Paixão de Cristo realizada em Tururu, na praça da Matriz com a presença de 1.200 pessoas aproximadamente. Com apoio da Prefeitura Municipal de Tururu e realização da Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Meio Ambiente.

domingo, 9 de maio de 2010

Parceria com Secretaria Municipal de Agricultura de Tururu-Ce


Normalmente essa data é lembrada por escolas, órgãos ambientais que desenvolvem atividades de educação ambiental tais como plantio, distribuição de mudas, e confecção de trabalhos escolares referentes a esse tema.

Segundo Secretário Municipal de Cultura, Desporto E Meio Ambiente, George Pereira, Por que plantar uma árvore?


Mais uma ação da Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Meio Ambiente

As árvores, além da função paisagística, protegem lavouras contra ventos, diminuem a poluição sonora nos grandes centros urbanos, absorvem parte dos raios solares, fornecem sombras, servem de moradia à pássaros e outros animais, fornecem alimentos ao homem e a fauna, absorvem a poluição atmosférica e produzem mais oxigênio (através da fotossíntese).

RESULTADOS DOS JOGOS NO SÁBADO




Resultados dos jogos no sábado do 2º Campeonado Tururuense de Futebol 2010.





Sábado
1º quadro do grupo A
Vasco do Nordeste 2 x 0 Juventude da Cachoeira
Valencia 3 x 1 Central
Internacional 4 x 0 Atletico da Madalena

2º quadro do grupo A
Vasco do Nordeste 3 x 3 Juventude da Cachoeira
Valencia 5 x 0 Central
Internacional 7 x 0 Atletico da Madalena
1º quadro do grupo B
Alvinegro 1 x 0 Juvencio
Vila nova 0 x 2 Rio Branco
Cemoaba 5 x 0 Lagoinha
2º quadro do grupo B
Alvinegro 4 x 0 Juvencio
Vila nova 2 x 2 Rio Branco
Cemoaba 0 x 0 Lagoinha


Domingo
1º quadro do grupo A
Portuguesa 1 X 0 Flamenguinho da Madalena
Novo Estação 2 X 1 Fluminencinho
Palmeirinha 2 X 2 Barcelona
2º quadro do grupo A
Portuguesa 0 X 1 Flamenguinho da Madalena
Novo Estação 1 X 0 Fluminencinho
Palmeirinha 1 X 1 Barcelona

Domingo
1º quadro do grupo B
São Caetano 0 X 0 Paraiso
Rio do Inácio 3 X 1 Cruzeiro do Riacho do Meio
Vitória 0 X 0 Cruzeiro do Gavião

2º quadro do grupo B
São Caetano 1 X 1 Paraiso
Rio do Inácio 1 X 0 Cruzeiro do Riacho do Meio
Vitória 0 X 0 Cruzeiro do Gavião

sábado, 8 de maio de 2010

2ª Festival de Quadrilha Junina de Tururu-Ce


Olá pessoal, quero divulgar o 2º Festival de Quadrilha Junina de Tururu-Ce, acontecerá de 18 de junho a 04 de julho de 2010. Serão premiados o primeiro, segundo e terceiro colocados. Não perca os maiores grupos de quadrilha do Tururu e grandes atrações de renome regionais farão essa linda festa. Informações na Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Meio Ambiente. tel. (85) 3358 10 27 ou E-mail: seculdetuma@hotmail.com

Vem ai !!! Segundo Cajufest em Tururu-Ce 2010


Evento tem objetivo de promover a cajucultura e capacitar os produtores para o aproveitamento do caju em Tururu-Ce

Na ocasião forão entregues kits completos para todas as 32 e equipes do Campeonato.


Prefeito Nonato Marim e Secretário George Pereira, na entrega ao lado do Presidente do Barcelona Sub. Antonildo

Prefeito Municipal de Tururu-Ce na Abertura do Segundo Campeonato Tururuense de Futebol



Para o Prefeito, Raimundo Nonato Barroso Bonfim, a expectativa é que 2010 o Campeonato Tururuense, seja melhor de 2009. Ele se mostra otimista, referente ao esporte do município. Na ocasião foi entregue kits completo para todas 32 e equipes do campeonato.

SECRETÁRIO DE CULTURA, DESPORTO E MEIO AMBIENTE


O Secretário Cultura, Desporto e Meio Ambiente de Tururu-Ce George Pereira Soares, no seu pronunciamento de abertura ofícial do segundo Campeonato Tururuense de Futebol, no estádio Avelião ao lado do Prefeito Municipal de Tururu-Ce, Nonato Marim, Varias autoridades.

Trio de Arbitragem na Abertura do Campeonato



Trio de arbitragem na abertura segundo campeonato municipal Tururuense em 2010, banderinhas: Ricardo e Zé Grasi, Arbitro Raimundo

HOMENAGEM ESPECIAL DO PALMEIRINHA AO AMIGO JAIR


Na Abertura no Segundo Campeonado Tururuense, Homenagem especial ao amigo Jair..

Entrega dos Kits Completos para Equipe do Internacional Àguas Preta

Entrega Uniforme completo ao Presidente do Vasco do Nordeste Sport Club da sede de Tururu-Ce

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Programação do 2º Campeonato Municipal de Tururu.

Abertura :

Dia 01 de Maio de 2010
Horário da abertura oficial 15:00 h.

Presença do Exmo. Sr. Prefeito e Secretário de Cultura, Desporto e Meio Ambiente, Sr George Pereira, autoridades do município e autoridades convidadas.

Programação :

15:00 h – Desfile das delegações que irão participar do campeonato, com 32 Clubes


Logo após hasteamento das bandeiras Municipal, Estadual e Nacional (Aquisição). No momento serão executados os hinos municipal e nacional.

O hasteamento se dará pelo Sr. Prefeito Nonato Marim, Secretário Cultura, Desporto e Meio Ambiente, George Pereira Soares e Vereador Nenem Barroso.

O secretário fará o seu pronunciamento de abertura no tempo estimado entre 5 a 7 minutos.

Logo após o Exmo. Sr. Prefeito fará a abertura oficial e o seu pronunciamento será entre 10 a 15 minutos.

Em seguida o prefeito Sr. Nonato Marim e secretário George Pereira serão encaminhados até o meio de campo para o ponta-pé inicial.
Finalizando estará aberto o campeonato municipal de Tururu.
Certos de sua inteira atenção apresentamos nossos votos de estima e consideração e aguardamos o vosso comparecimento.


George Pereira Soares
Secretário de Cultura, Desporto e Meio Ambiente.




Rua Mon. Solon, 129 Centro,
Tururu–CE CEP: 62.655-000
TEL: (85) 3358-1027 FAX: (85) 3358-1195
e-mail: seculdetuma@hotmail.com

SELEÇÃO DE TURURU

Participação da seleção sub 20 no Campeonato da Ligaffi